Oi, oi , oi!!!
A metodologia de desenvolvimento e ensino do Quintal é amparada pela Pedagogia Sistêmica.
E no que essa proposta se fundamenta? Vou contar um pouquinho para vocês!
????????????????????
A Pedagogia Sistêmica fundamenta-se em três leis sistêmicas desenvolvidas pelo alemão Bert Hellinger:
Mas, antes de falarmos dessas leis, gostaria de compartilhar um pouco da vida de Bert Hellinger com você. Em sua juventude, ele passou um tempo de sua vida na África do Sul, onde se envolveu com a tribo Zulu e aprendeu com eles sobre o respeito pelos pais, a forma como as mães Zulus tratavam as suas crianças e que dentro do ambiente da tribo existiam poucos conflitos familiares. Então, Hellinger questionou o porquê de algumas vezes os valores morais serem colocados acima dos valores pessoais em situações como o Nazismo e o Apartheid. Como resposta, percebeu que o que atua por traz dos valores morais é a consciência leve ou pesada.

Com isso, reconheceu as ordens do amor e as leis universais que atuam sobre todos os relacionamentos humanos. Essas descobertas progressivas lhe permitiram enxergar os relacionamentos humanos de uma outra forma e, por meio de compreensão desses princípios, encontrar soluções para conflitos familiares, pessoais e profissionais que pensávamos não existir.
Assim, a partir das três leis sistêmicas ? pertencimento, equilíbrio e ordem ?, Marianne Franke-Gricksch explicou que a transferência da visão sistêmica familiar para o ensino contribuiu com a percepção de que as pessoas fazem parte de uma estrutura inter-relacionada com o todo, no lugar de percebê-las como indivíduos isolados.
Então, do que se trata a Pedagogia Sistêmica?
Trata-se, antes de qualquer outra coisa, de uma postura. O desenvolvimento da consciência. É quando percebo que o movimento e a responsabilidade pelo relacionamento partem de mim; é quando vejo que tenho capacidade de ?descer da mente para o coração?.
Como isso ocorre na escola?
Bem, o professor deve mudar a chave e modificar a sua postura em sala, deixando de focalizar o que está acontecendo em sua sala e, no lugar disso, focalizar ?o que eu (professor) estou fazendo??; O que eu faço e qual é a maneira que eu lido com isso? Dessa forma será possível acessar o coração do aluno.
O professor está lidando constantemente com desafios, e a todo momento tem de estar atento para solucionar conflitos em sua sala de aula. Independentemente do problema (de comportamento ou de aprendizado), é fundamental compreendê-lo e ter a consciência de que ambos, professor e aluno, trazem consigo seus sistemas familiares. Ou seja, da mesma forma que o aluno vai para a escola acompanhado de seus pais, de sua história e de suas experiências, o professor também vai. Assim, trabalhar sistemicamente consiste em abrir o olhar para toda essa história de vida e em respeitar o aluno, bem como sua história e sua família, pois cada um tem seu papel e seu lugar certo na vida.
Dessa maneira, a Pedagogia Sistêmica tem por objetivo desenvolver uma nova postura interna do professor; e trabalhando diversos outros aspectos como:
A busca constante de ações que contribuam para tornar a escola um ambiente vivo, de boa convivência e com relacionamento saudável entre os colegas. A Pedagogia Sistêmica utiliza-se de ferramentas que contribuem para que o professor esteja mais consciente sobre a criança ? sua história, seu destino ? , mais conectado ao seu próprio coração e inteiro em seu trabalho em sala de aula.
A gestão da escola é, também, toda baseada nesses pilares sistêmicos e cada elemento ou membro da instituição é visto e validado com suas histórias, capacidades, habilidades, contexto familiar, social, religioso, ou seja, tudo que influencia na formação dos seres humanos. Olhar e avaliar as pessoas somente sob a ótica profissional e de formação acadêmica empobrece e restringe demais os limites e possibilidade de ação. Devemos conhecer e potencializar todo o potencial que cada profissional tem para oferecer.