builderall

Oi, oi, oi!!!


????????????????????????Os limites são essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança por lhe dar segurança e fazer com que perceba a si própria, o outro e o mundo ao seu redor. Além disso, os limites ajudam a criança a se organizar afetivamente, ensinando-a a fazer escolhas. Todo limite é uma referência de vida: existe o limite físico, de autoproteção e aqueles ligados a valores morais, éticos, a noções de convivência, entre diferentes.


Devemos transmiti-los à criança com o devido cuidado, pois ela absorve tudo o que vê e escuta. Assim, cabe ao adulto ser a referência para ela, colocando os limites necessários. A segurança da criança é um reflexo das atitudes dos adultos: ela se torna cada vez mais segura na medida em que agimos com coerência e verdade.


Cuidar do desenvolvimento da criança implica em estabelecer limites. Mas não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Muitas vezes dar limite aos pequenos implica em gerar frustrações e ter de lidar com expressões de descontentamento. Ninguém gosta de ver um filho chateado. Mas, há uma verdade em nossa condição: nunca teremos nossas vontades 100% atendidas, é assim para todo mundo. Então, é na primeira infância, que a criança vai começar a ter a oportunidade de aprender a lidar com situações de chateações, para que, aos poucos, vá aprendendo a organizar melhor com seus sentimentos e suas emoções.


Uma maneira indicada para trabalhar limites na primeira infância é por meio da rotina. Sim, a rotina é um marcador que sinaliza os limites de maneira orgânica, atuando por meio de vivências que darão sentido aos acontecimentos e funcionamento da vida.


Para além dessa postura, como podemos trabalhar o limite com as crianças, em especial no jardim de infância? A reposta é: através do sentido do tato. Sim, esse sentido é o responsável pela auto percepção junto ao limite corporal. Por meio do toque e do contato pele a pele, a criança desenvolverá a segurança e a confiança existencial. O sistema tátil é o maior sistema sensorial e o mais importante para o desenvolvimento físico e emocional da criança. Muitas informações do mundo da criança pequena, e sobre ela própria, vem do contato de sua pele, das membranas mucosas e do ambiente. Por isso, devemos oferecer às crianças impressões táteis agradáveis e variadas, como brincadeiras de corpo-a-corpo de se enrolar com panos, o contato com água e terra, massageá-las com bolinhas etc.




Os limites são importantes, dão contorno para a criança e devem ser vistos como uma prova de amor, mesmo que ocasionalmente aparentem dor. A criança precisa conhecer um toque amoroso para depois tocar o outro amorosamente, desenvolvendo confiança no mundo.