builderall

Oi, oi , oi!!! Vamos ao conteúdo de hoje.


?????Existe algo melhor para nos mostrar o que é ritmo senão a própria natureza? Veja: a alternância entre dia e noite, as marés, as fases da lua etc. Até nós somos guiados por ritmos, por exemplo: a respiração e os batimentos cardíacos. O ritmo é essencial para que a vida se desenvolva.


?


Ele tem por característica dois aspectos: a alternância de duas polaridades, dada pela contração e expansão intermediadas pela pausa; e a repetição que traz uma cadência que permite ao indivíduo uma segurança com relação ao futuro.


Quando se fala em ritmo, frequentemente ligamos à ideia de rotina. Mas peraí: ritmo e rotina são coisas diferentes! Ambos são importantes e complementares para a vida. Mas a rotina pode levar à mecanização dos atos e tornar-se desgastante por ser uma repetição idêntica. Por isso, que a rotina ritmada traz maior maleabilidade, aceitando ajustes e adaptações quando necessário.


Agora, você deve estar se perguntando o que esse tal de ritmo tem a ver com a prática pedagógica de um jardim de infância, certo? Vou te responder de maneira bem simples: tudo! ? A rotina vivenciada com ritmo é formadora de bons hábitos, assim como a repetição do ato fortalece a vontade da criança, gera persistência para transpor os obstáculos e traz estrutura emocional.


Dessa maneira, no jardim de infância seguimos um ritmo diário, semanal e mensal. O diário acontece na condução do dia: brincar livre, atividade do dia, arrumação da sala, roda rítmica, lanche, caminhada, brincar fora, higienização e hora da história.


Percebam que nesse ritmo proposto há uma alternância entre expansão e concentração, caracterizando a polaridade e também, há a repetição, pois todos os dias seguimos esse mesmo ritmo.


E o semanal?


O ritmo semanal é conduzido pelas diferentes atividades propostas na semana, por exemplo, segunda é dia de fazer aquarela, terça é dia de fazer pão, e por aí vai. Outro elemento que norteia esse ritmo é o lanche e os ajudantes do dia. Por fim, temos o ritmo anual, que chamamos de épocas. Durante um mês trabalhamos o conteúdo de uma época (ligada às estações da natureza e festas cristãs) através de histórias e canções. E assim, a criança vai se desenvolvendo por meio do ritmo.