Oi, oi, oi!!!
??????????????????As imagens que mais nutrem são as que criamos ou a que nos remetem a alguma experiência já vivida. Pois elas nos exigem um esforço interior, uma vez que são originais. Por outro lado, as imagens prontas que vêm da tv, do celular, dos livros com gravuras e dos brinquedos cheios de informações não criam a oportunidade da criança se esforçar. A imagem é recebida pronta, de forma rápida e em grande quantidade. E mais, são imagens elaboradas por outra pessoa.
Quem já viveu a experiência de ler a história em um livro e depois assistir ao filme e acabar se frustrando? É desta capacidade de formação de imagens que a Pedagogia Waldorf tanto se preocupa, em especial, para com as crianças em idade de jardim de infância.
Por isso, os brinquedos que temos em nossa sala são simples, como tocos de madeira, bonecas de pano e tecidos.

Por que?
Porque possibilitam à criança imaginar. Um toquinho de madeira pode se tornar um barco, assim como um avião, uma torre, uma comidinha e por aí vai...infinitas possibilidades. O mesmo acontece com a boneca de pano, sua simplicidade oportuniza à criança imaginar diferentes expressões e situações. Com os panos elas criam capas, fazem cabanas, inventam cenários.
Outra ferramenta que fazemos uso é a contação de histórias. A professora narra para as crianças, pois assim, sem as ilustrações do livro, a criança estará livre para imaginar à sua maneira. Um aspecto importante a se destacar é a condução da professora no diálogo com a criança. Evitamos o excesso de explicações e conceitos abstratos, recorrendo então, às imagens, ou seja, a uma explicação metafórica. Por exemplo, quando uma criança está brincando com a água da pia, ao invés de eu chamar sua atenção para o desperdício e escassez da água, enchendo-a de conceitos que ela ainda não compreende a dimensão, eu digo ?Ah! Que cachoeira mais forte é essa! Vamos deixá-la descansar por um tempo?!?.
É recorrendo ao simples, às experiências de nossa infância que encontraremos as melhores explicações. As crianças estão imersas no mundo da imagem, da fantasia - isso é como um alimento para elas. Nosso trabalho deve consistir em mantê-las nesse ambiente que traz calor interno e promove saúde.
Faz sentido? Deixo esse conteúdo como uma reflexão.
Até a próxima!